Guia de Impulsionamento de Posts no Facebook

03 novembro, 2015

O Facebook diminuiu seu alcance orgânico drasticamente, fazendo com que muitas pessoas optassem pelo impulsionamento de publicações, os populares "posts patrocinados/pagos". Dessa forma, a rede social mostra seu post para um grupo de pessoas - que é determinado por você - e você paga centavos por cada interação. 

Eu já uso essa ferramenta há algum tempo em meus posts e gosto do resultado. No meu caso, particularmente, a interação é focada na fanpage, ou seja, gera poucas views para o site. Até porque impulsiono apenas postagens, e não o link do blog. Isso varia muito para cada público e nicho. Então a melhor forma de saber se vai realmente ser rentável para você é testando. O valor para investir é baixo, bem acessível.

Como vi muitas pessoas com dúvidas nos grupos que participo, decidi fazer um pequeno guia com o todos os passos que você precisa fazer para conseguir impulsionar. 


O primeiro passo é escolher a publicação que será impulsionada. Na parte inferior, existe um botão azul escrito "Impulsionar publicação". Clique nele para abrir a aba específica com os dados. Para promover a sua página, use o botão "Promover Página", e para promover diretamente o seu blog/site, clique em "Promover site". Todas as opções tem o mesmo procedimento. 


A primeira informação a ser preenchida é qual público alvo você quer atingir. Você pode escolher pessoas que já curtem a sua página, seus amigos, ou pessoas que você quer alcançar e ainda não conseguiu. Nesse terceiro caso, é necessário criar um público específico para a qual o Facebook irá mostrar o post. Tente não ser muito abrangente nessa hora. Defina idade, sexo, localização e interesses. Essa parte é muito importante. Quanto mais específico você for, mais chances de alcançar um público que realmente se interesse pelo seu conteúdo e procure mais.

Para criar um público é só clicar em "Criar novo público" e colocar as informações. O mais legal é que, caso você precise usar o mesmo público em outro impulsionamento, ele fica salvo. Se precisar alterar alguma informação nele, é só clicar em "Editar público" após selecionar o conjunto que quer modificar. 


Ainda na mesma aba, você irá determinar qual o valor a ser investido. O orçamento mínimo permitido pelo Facebook é de R$1,00 por dia. Ou seja, se você pretende impulsionar durante 3 dias, o orçamento mínimo é de R$3,00. Valores inferiores não são aceitados. 

Abaixo do valor está a estimativa de quantas pessoas serão alcançadas. Esse número está diretamente ligado a quantia investida e a quantidade de dias. E é claro, um número aproximado. É bom lembrar que o Facebook não cobra pela visualização, e sim pela interação. E essa é a parte mais complicada. 

Vamos a um exemplo: Se você investiu R$3,00 divididos em 3 dias. 10 pessoas apenas visualizaram. Isso não afetará o seu orçamento disponível para o dia, que é de R$1,00. Se 2 clicarem ou curtirem, aí sim, o valor será abatido. Caso você alcance o valor máximo do dia, o anúncio fica em stand-by e volta a circular no dia seguinte, já com o orçamento do segundo dia. Complicado, né? Mas a prática é mais fácil que a teoria.


Tá ok Daiany, mas como faz para pagar? Quando você clica para adicionar uma nova forma de pagamento (e confirma sua senha), abrem-se as opções. Antigamente, só se podia pagar com cartão internacional, porque os pagamentos eram centrados no escritório Irlandês do Facebook. Agora, os pagamentos ficam dentro do país, facilitando a vida de quem quer investir no impulsionamento. Ele aceita cartões Visa e Mastercard, PayPal e Cupom de Anúncios do Facebook. Após confirmar, os dados também ficam salvos e você apenas confirma nas próximas vezes.


A aba de resultados é bem intuitiva. Mostra o número de pessoas que foram alcançadas, as ações (envolvimentos) feitas em seu post com o orçamento gasto. Ainda dá ver um relatório por pessoas e países. 

Se você gostou e achou útil esse mega tutorial, divulgue prozamigos! Se ficou alguma dúvida ainda, deixe nos comentários que eu esclarecerei com muito prazer!

15 comentários:

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  1. Nunca impulsionei nenhuma publicação, mas já vi muito gente falando que dá certo e agora você hehe. Quem sabe um dia eu impulsiono, daí já vou deixar seu post guardado nos favoritos pra me ajudar :3
    Adorei seu layout!
    Beijos

    www.lovelyutopia.com

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    1. Hahahaha own, muito obrigada! Espero que quando impulsionar, ele dê um resultado muito bom! Beijão!

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  2. Ajudou bastante, tirou a maioria das minhas dúvidas!

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  3. Sempre quis saber mais sobre como impulsionar, me tirou um bucado de dúvidas.
    O ruim é que por cartão de crédito..rs
    Mesmo assim vale muito a pena! =)
    Estou te seguindo.
    Beijoos

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  4. Sempre quis saber mais sobre como impulsionar, me tirou um bucado de dúvidas.
    O ruim é que por cartão de crédito..rs
    Mesmo assim vale muito a pena! =)
    Estou te seguindo.
    Beijoos

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    1. Acho que por paypal, você consegue usar crédito em conta. Vou pesquisar direitinho sobre isso!

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  5. Amei a dica, não sabia que o valor mínimo era 1real, sempre achei que era 30 reais ou mais!

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    1. Geralmente os valores sempre são altos, né? A primeira vez que fui impulsionar até assustei com o valor baixo hahahaha

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  6. Adorei esse post respondeu varias duvidas minha! Vale super apena mesmo porque dá para investir valores pequenos né. Então dá para ir aumento o investimento com o tempo.
    http://www.hurricanestars.com/

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    1. Isso, eu inclusive indico isso mesmo: ir aumentando o valor aos poucos

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  7. Então, menina! Estou querendo começar a impulsionar as minhas publicações na fan page. Vamos ver se dará certo. Seu post veio em uma boa hora!

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  8. uma otima dica tinha minhas certas duvidas sobre o assunto mais ja me esclareci pelo seu post ta super bem explicado parabens

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